Imagem capa - Mulheres fogem do estereótipo na hora da fotografia por Xandre Aldred

Mulheres fogem do estereótipo na hora da fotografia

Desde pequenas as mulheres são induzidas a seguirem um certo padrão de beleza. A sociedade inspirada pela indústria da moda diz que é preciso ser magra e alta para ser bonita. No entanto, existem algumas formas de desconstruir esses padrões e mostrar que a beleza está em todas as pessoas. Entre elas está a fotografia, o ensaio sensual é o seu momento de se libertar e romper padrões.

A moda muda de acordo com cada tempo, e parece que as pessoas que não se enquadram em determinados padrões se sentem excluídas. Hoje em dia existem inúmeras pessoas que rompem barreiras e mostram que se sentir bonita vai muito além das medidas estipuladas.

O empoderamento das plus sizes


As modelos plus sizes são um exemplo de empoderamento. Meninas acima do peso considerado ideal sofrem com bullying e julgamentos desde pequenas. Inúmeras cobranças sociais fazem com que adolescentes desenvolvam doenças como a anorexia e a bulimia, que podem levar inclusive a morte. Por isso, o simples exercício de amar o próprio corpo salva vidas. O ensaio sensual é uma forma de demonstrar esse amor próprio para si e também para as pessoas que mais ama.

No ensaio, o fotógrafo vai ter sensibilidade e o olhar artístico para revelar o lado mais lindo do seu corpo e mostrar que a beleza independe de medidas e padrões.

Mulheres consideradas magras demais também são descriminadas 

É quase impossível ter o corpo das modelos, e mesmo as meninas que conseguem são julgadas e consideradas magras demais. Parece que por mais esforço que a mulher faça jamais conseguirá alcançar os padrões esperados. O ensaio sensual é uma forma de libertação desses padrões. Com ele você mostra que está livre para ser o que é, e se sente bonita e amada.

Após o resultado das fotografias, você vai se olhar no espelho com outros olhos. Para a maioria das mulheres é difícil romper com os padrões de beleza. Imagine o ensaio como um aliado que dá forças para você ousar, e se sentir bonita.

Como romper com os padrões estabelecidos pela sociedade?

É difícil para algumas mulheres conseguirem romper sozinhas com os padrões sociais. Algumas iniciativas do movimento feminista ajudam nesse sentido. Assim como, campanhas de determinadas empresas que trabalham com a beleza e saúde da Mulher.

Entre elas a Dove, que realizou uma propaganda incrível pedindo para que mulheres se descrevessem para um especialista em retrato falado. Em seguida, uma terceira pessoa descreveu a mesma mulher para o artista. O retrato descrito pela terceira pessoa ficou muito mais lindo do que aquele descrito pela própria modelo.

Isso prova na prática, que devido as amarras sociais, a mulher tende a não ver a própria beleza. Já com o ensaio sensual toda essa beleza é revelada na prática, através das lentes do fotógrafo.

Fugir do estereótipo é uma tarefa complicada, mas o ensaio sensual deixa tudo mais leve, mais fácil e mais bonito, pois revela a sua real beleza mascarada pelos padrões.