Imagem capa - O nu artístico e a fotografia por Xandre Aldred
Ensaio sensual

O nu artístico e a fotografia

O ensaio sensual pode parecer algo moderno, no entanto, usar o próprio corpo como forma de arte e manifestação é um costume antigo desenvolvido pelos povos da antiguidade. Os gregos  utilizavam o corpo para eternizarem seus deuses e guerreiros. Assim como, os índios, que pintavam o corpo para se expressarem. 

Nessa concepção, o ensaio sensual chega para resgatar a cultura de utilizar o corpo para dizer algo. Ao fazer fotografias nuas, as mulheres assumem o controle do próprio corpo e mandam um recado para a sociedade. "Eu estou aqui, eu existo, e o meu corpo é lindo". 

O corpo como forma de expressão na antiguidade

Tribos indígenas antigas utilizavam diferentes pinturas corporais  conforme a ocasião. Em dias de festa a pintura possuía características específicas. Já durante guerras e conflitos, existia uma outra pintura. Quando os jovens saiam da infância para se torarem homens, o ritual exigia uma pintura diferente. Já as mulheres recebiam determinadas tintas no dia do casamento. 

Já na Grécia antiga, a figura de deuses e heróis nus era eternizada em estátuas que até hoje são motivo e admiração e orgulho. Naquele período ter o corpo eternizado significava que a pessoa havia vencido a morte, pois sua memória entraria para a história. 

Livros, peças, filmes, hoje restam as histórias que as estátuas eternizaram. O nu era visto de forma natural, artística pela sociedade. 

Nova concepção do nu

Hoje, devido aos padrões sociais, a sociedade tende a ver o nu como algo obsceno e impuro. No entanto, algumas manifestações artísticas chegam para repaginar essa concepção. 

A artista Orly Faria, por exemplo, usa o corpo humano como tela para a sua arte. Ela realiza pinturas em seus modelos que interagem com o ambiente e faz um belíssimo trabalho em modelos nus. 

O ensaio sensual possui conceito semelhante, o nu artístico é utilizado de  forma profissional pelo fotógrafo, para revelar o lado mais oculto da beleza da mulher. 

Já que as fotos são antes de tudo uma forma de expressão, é fundamental que a pessoa marque uma reunião e converse com o fotógrafo, para que o profissional  descubra qual recado a mulher deseja passar com as fotos. 

Após uma boa conversa o fotógrafo consegue entender o que a mulher espera do ensaio para preparar o cenário perfeito para as melhores fotos. 

Se desejar ter o seu corpo eternizado com o ensaio sensual, entre em contato com o profissional especialista, pelo blog ou Instagram!